CAD ou desenho assistido por computador surgiu com a proposta de auxiliar os profissionais da área da construção e design na elaboração de projetos. Desde a primeira linha do desenho até o 3D, facilita a expressão teórica de um projeto.
Os desenhos técnicos fazem a ponte de comunicação entre os projetistas que são as pessoas que têm as ideias, com os produtores que são as pessoas que colocam essas ideias em prática. Eles são projetados como uma linguagem universal para serem compreendidos por engenheiros, empreiteiros e arquitetos.
Dentro desta modalidade é possível obter o AVCB ou CLCB. Para enquadrar em Projeto Técnico Simplificado a edificação ou área de risco precisa cumprir uma série de exigências. Todas exigências podem ser consultadas na Instrução Técnica N° 42 do Corpo de Bombeiros.
O projeto técnico de segurança tem suas exigências baseadas na NBR, Instruções Técnicas do CBPMESP e nos Decretos Estaduais que regulamentam as condições de previsão, prevenção e combate à incêndios.
O CAD pode ser considerado o software mais importante para projetos de arquitetura a seguir está os principais tipos de projetos que utilizam CAD:
Engenharia civil
Engenharia mecânica
Engenharia elétrica
Engenharia hidráulica